Morre Jean Giraud, o genial artista conhecido como Moebius

Jean Giraud, o Mebius, em sua exposição de arte

Moebius: Jean Giraud em sua exposição

 2012 anda acumulando baixas expressivas no mundo das artes…morreu nesse sábado aos 73 anos, o genial artista francês Jean Henri Gaston Giraud, conhecido por todos como Moebius. Tenente Blueberry, Alien, O Segredo do Abismo, Surfista Prateado, Willow, Mestres do Universo, O Quinto Elemento e Tron são apenas alguns de seus trabalhos em Cinema e Quadrinhos.

 Em muitos ramos das Artes percebemos uma sutil ligação com o Rock, por isso meu destaque pessoal em sua obra, fica por conta de ter sido um dos fundadores da revista francesa Métal Hurlant. Essa revista ficou bastante popularizada entre desenhistas e músicos em nosso continente, como a aclamada publicação de ficção científica e fantasia conhecida sob o nome Heavy Metal – nome com o qual passou a circular principalmente nos EUA. Enquanto ex-músico e desenhista em quadrinhos, mantive sempre um especial interesse em tudo que fosse desenvolvido por Moebius, ou inspirado em suas criações – como também é o caso da admiração que tenho por Giger e Dalí entre outros.

Métal Hurlant the original Heavy Metal

Métal Hurlant

 Quando tive o prazer de conhecer sua obra, algo curioso me chamou a atenção logo de cara: a quantidade de headbangers que eu ia conhecendo, que não eram necessariamente desenhistas ou fãs de quadrinhos, e eram alucinados pela revista. Eram atraídos inicialmente pelo nome (óbvio) e mesmo constatando não se tratar de um periódico de Rock/Metal, tornavam-se fãs da revista e de seus colaboradores, tamanho o apelo junto a esse público.  Nessa época no Rio de Janeiro, normalmente não encontrávamos a Heavy Metal nas bancas, sequer nas poucas especializadas que existiam (doce ilusão): vasculhávamos incessantemente sebos, importadoras, lojas de modelismo, de RPG… eram tão raras que seus preços podiam ser bem salgados, fossem novas ou usadas. Durante muito tempo mal conseguíamos encontrar quatro ou cinco a cada seis meses, depois as coisas foram melhorando. Já adulto tive a sorte e a felicidade de encontrar sem querer por R$ 1,00 uma versão original francesa, ou seja, uma Métal Hurlant, e esse foi o meu maior troféu até hoje em caçadas por HQs.

Poster do filme de 1981, Heavy Metal

Arte principal do filme Heavy Metal de 1981

 A qualidade da Métal Hurlant/Heavy Metal rendeu ao Cinema duas fantásticas animações cult: Heavy Metal (de 1981, dirigida por Gerald Potterton) e Heavy Metal 2000 (naturalmente em 2000, dirigida por Michel Lemire e Michael Coldewey). Tanto as revistas quanto as animações são material destinado ao público adulto, uma vez que mesclam além de ficção científica e fantasia, uma boa dose de erotismo, ação e violência, mas com uma linguagem totalmente pautada na arte como seu maior recurso, fazendo da mesma seu grande diferencial.

 Jean Giraud, o Moebius, é mais um grande artista que retorna ao convívio dos Deuses das Artes, uma notável inspiração que se eterniza tal qual uma belíssima pintura, tão importante quanto suas mais renomadas e sofisticadas criações. Repose en Paix, Jean Giraud…Moebius.

Fontes: Coleção particular & http://www.moebius.fr/
http://www.moebius-transe-forme.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s