“Until It Sleeps” – Metallica (Vídeo Oficial Legendado & Hieronymus Bosch)
Trata-se do primeiro single do mais que polêmico e odiado álbum Load (1996), sexto trabalho de estúdio do Metallica. A música Until It Sleeps é um relato pessoal de James Hetfield (em parceria com Lars Ulrich) e fala sobre Dor e Raiva de uma forma poeticamente sombria.
O conceito visual apresentado no clip faz claras referências à Arte perturbadora do pintor holandês conhecido como Hieronymus Bosch – ou Jheronimus van Aken (1450-1516) – um de meus favoritos desse período. Basicamente, os elementos presentes em sua obra como um todo remetem diretamente ao Inferno e à noção de Pecado e Danação Eterna, ou seja, a angústia da alma humana é a matéria-prima de sua temática.
“Until It Sleeps”– Metallica (Clip Legendado)
Considero esse clip particularmente notável, não somente pela música – umas das poucas válidas nesse disco -, mas obviamente pela estética já citada (cenário e figurino), pelo trabalho de fotografia e também pela interpretação atormentada dos atores e dos próprios integrantes da banda.
Com direção de Samuel Bayer – que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Nirvana, Iron Maiden, Rush, David Bowie, Marilyn Manson, Green Day, Ramones e Aerosmith, apenas para citar alguns – o vídeo buscou captar a interseção entre os sentimentos aflitivos pertinentes à letra e o estado de espírito martirizante que os acompanha, tal qual acontece com o legado de Bosch. E para todos os efeitos, acredito que tenha conseguido com louvor.
Fontes e Referências: http://www.metallica.com/ – http://www.hieronymus-bosch.org/ e coleção particular.